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09/03/2016

Ensinar também é criar oportunidades em outros idiomas

A fluência em um segundo idioma é uma das prioridades pedagógicas do Sabin desde sua fundação. Afinal, trata-se de uma competência fundamental, que permite o acesso à informação em um contexto global e o contato com culturas variadas, ampliando os horizontes do aluno e suas oportunidades de crescimento.

Por isso, o Colégio proporciona o aprendizado do Inglês e do Espanhol, sendo que o ensino de Espanhol acontece nas salas de aula regulares e começa no 6º ano do E. Fundamental. Além disso, os alunos também recebem preparo especial para fazer a prova do Diploma Espanhol de Língua Estrangeira (DELE), reconhecido internacionalmente e outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

Obtido após a aprovação em exames que testam quatro competências – leitura, audição, escrita e oralidade –, o DELE é dividido em três níveis (inicial, intermediário e avançado) e avalia desde estudantes que têm domínio básico da língua até alunos que se comunicam oralmente e por meio da escrita como nativos. No Sabin, são aplicados testes para os níveis A1 e A2 (inicial) e B1 e B2 (intermediário), com provas realizadas no próprio Colégio.

Além dos parâmetros curriculares oficiais, todo o planejamento das aulas regulares de Espanhol acompanha os conteúdos sugeridos pelo Instituto Cervantes, de forma a qualificar os alunos para a certificação no idioma. Especificamente no 8º ano, as aulas também contam com alguns elementos preparatórios para o DELE. Já no 9º ano, os interessados podem submeter-se a uma avaliação diagnóstica para participarem do curso preparatório ministrado fora do horário das aulas.

“No começo do 9º ano, os alunos realizam uma prova escrita. Aqueles que alcançam 75% de aprovação são indicados para fazer a segunda fase, que é oral. Nessa fase, eles são submetidos a uma prova oral semelhante à aplicada pelos examinadores do DELE. Os 40 primeiros colocados são convocados para fazer parte do curso preparatório fora do horário das aulas”, explica Laércio Carrer, coordenador do Ensino Fundamental II.

São formados, então, dois grupos de 20 alunos cada, com o objetivo de prepará-los para um nível a mais do diploma de espanhol (B1 ou B2). Ao longo do curso, os jovens fazem simulados que os colocam em contato com questões parecidas com as da prova do DELE.

De acordo com o professor Carrer, conquistar esse diploma proporciona aos alunos vantagens nos campos acadêmico, profissional e pessoal. “Nosso principal objetivo é que os alunos consigam estabelecer uma comunicação com pessoas fluentes em espanhol e tenham a possibilidade de estudar no exterior. Os resultados de nossos estudantes reforçam o compromisso educativo da instituição em proporcionar ensino de qualidade e domínio de um idioma estrangeiro”, afirma.

Quanto às aprovações, o coordenador conta que, desde 2011, o número de alunos que prestam o DELE aumentou e que o nível de aprovações tem se mostrado consistente, sempre evidenciando os excelentes resultados conquistados pela equipe pedagógica do Sabin e, claro, pelos estudantes. “Por três anos – 2011, 2013 e 2014 –, tivemos 100% de aprovações, e em 2012, a porcentagem de alunos aprovados não foi baixa, atingindo 87%. Em 2015, dos 83 alunos que fizeram a prova, 81 conquistaram o diploma. Uma aprovação de 98%!”, finaliza Laércio Carrer.