Notícias

27/01/2016

Alunos conquistam importantes certificados de Inglês

A fluência em um segundo idioma é uma das prioridades pedagógicas do Sabin desde sua fundação. Afinal, trata-se de uma competência fundamental, que permite o acesso à informação num contexto global e o contato com culturas variadas, ampliando os horizontes do aluno e suas oportunidades de crescimento.

Por isso, o Colégio proporciona o aprendizado do Inglês e do Espanhol, sendo que o ensino de Inglês tem início na Educação Infantil. A partir do 6º ano, as turmas são organizadas pelo nível de domínio que os alunos têm do idioma, independentemente de sua série escolar, sistema que permite uma aprendizagem num ritmo próprio e, consequentemente, mais sólida.

Os estudantes do Sabin também recebem preparo especial para prestar os exames das certificações internacionais de proficiência em inglês da University of Cambridge ESOL Examinations: FCE – First Certificate in English, CAE – Certificate in Advanced English e CPE – Certificate of Proficiency in English.

Certificações da Universidade de Cambridge
Os certificados de proficiência em inglês da University of Cambridge ESOL Examinations, que avaliam as habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral, são reconhecidos por universidades brasileiras e estrangeiras e estão entre os mais aceitos mundialmente pelo mercado de trabalho. Por isso, desde 2006, o Sabin, em um trabalho paralelo com o Centro Preparatório de Cambridge, viabiliza a realização das provas pelos nossos alunos no próprio Colégio.

Em 2012, devido à grande adesão e ao excelente desempenho dos estudantes nos exames dos certificados FCE, CAE e CPE – 100 jovens fizeram as provas e 96 deles foram aprovados –, o Sabin conquistou, pela primeira vez, o direito de utilizar o selo exclusivo da Universidade de Cambridge por um ano, o que confere ainda mais credibilidade ao trabalho que o Sabin vem desenvolvendo.

O processo de preparação dos estudantes para os exames inclui atividades em classe, aulas extras de revisão personalizadas, a realização de quatro simulados (mocks) baseados em exames de anos anteriores, sendo que um deles é corrigido diretamente pela Universidade de Cambridge, e a entrega de material de apoio para estudos.

De acordo com Denise Gonçalves de Araújo, coordenadora de Inglês no Sabin, o altíssimo índice de aprovação dos alunos do Colégio nas provas – sempre acima de 90% – deve-se principalmente à dedicação dos estudantes frente ao amplo trabalho de preparação. “Orientamos os alunos a prestarem os exames somente quando consideramos que estão bem preparados. Assim, a postura deles é séria e focada”, afirma.

Os números são impressionantes e mostram um aumento exponencial do interesse pelas certificações. “Em 2005, apenas 10 estudantes prestaram os exames; já em 2010, esse número subiu para 66 e, em 2015, tivemos 115 alunos fazendo as provas. E o que nos deixa ainda mais felizes é que a maioria deles obtém os certificados. Em 2015, chegamos a um índice de aprovações de 96%! Dos 115 estudantes que prestaram o exame, 111 foram aprovados. Além disso, mais de 50% dos estudantes conclui o Ensino Médio com pelo menos uma certificação, indicando um alto nível de qualificação”, explica a coordenadora.

“O FCE, CAE e CPE são certificados muito importantes para a carreira do estudante. Ao prestar uma pós-graduação, ele consegue comprovar o seu nível de Inglês. Além disso, as grandes empresas também fazem uso dessas certificações como critério de seleção. Oferecemos um diferencial aos nossos alunos”, enfatiza Denise.