Formar indivíduos sensíveis às desigualdades sociais e aos desafios ambientais também faz parte de uma educação de qualidade. Por isso, além de oferecer um ensino que promove o olhar crítico sobre a realidade, o Colégio Albert Sabin contribui com instituições de amparo social e projetos de preservação do meio ambiente. A escola busca ainda mobilizar não apenas os alunos, mas também as famílias e os colaboradores para que se envolvam nessas iniciativas.
Acreditamos que, ao assumir um compromisso com as comunidades mais carentes e as futuras gerações, o indivíduo passa a desempenhar um papel social construtivo e transformador, condizente com o espírito humanitário do nosso patrono, Albert Sabin, e com as demandas do planeta no século XXI.
O Sabin dispõe de recipientes específicos para coleta de resíduos recicláveis e orgânicos e descarte de papel, espalhados por todo o Colégio e devidamente identificados. Além de destinar corretamente esses materiais, faz parte da proposta do Sabin a realização de campanhas educativas com os alunos para que saibam utilizar corretamente o sistema de coleta seletiva. Anualmente, a Campanha Recicla+ é reeditada, a fim de fortalecer a prática da coleta seletiva na escola, em parceria com a Cooperativa YouGreen.
75% dos resíduos são reciclados.
O Sabin possui uma estação de tratamento de água, que capta armazena a água da chuva, além de uma estação de tratamento de esgoto, que limpa a água para que ela possa ser reusada em vasos sanitários e na irrigação.
Com este processo, o Colégio economiza mensalmente 62 mil litros, o equivalente a 124 caixas d’água (500 L).
Graças aos painéis fotovoltaicos instalados, 15% da energia utilizada pelo Colégio é de origem limpa e renovável.
20% da nossa energia é proveniente de placas solares.
Mais do que ceia e troca de presentes, o Natal é um momento de compartilhar alegrias, reunir a família e praticar a solidariedade. Com esse intuito, desde 2011, o Sabin promove, todos os anos, uma campanha para incentivar os alunos a tornar a comemoração de muitas crianças mais alegre. Nas proximidades das festas de final de ano, eles doam brinquedos em bom estado para serem distribuídos às instituições apoiadas pelo Colégio.
A maior festa do ano no Sabin é também a maior oportunidade para os alunos e as famílias contribuírem com as instituições parceiras do Colégio. Além de arrecadar com a venda de ingressos, com o aluguel das barracas de alimentação e com as tradicionais brincadeiras juninas, estimulamos famílias e empresas a doarem prendas para a festa e alimentos não perecíveis. Alunos, ex-alunos, menores de seis e maiores de 60 anos podem doar latas de leite em pó em troca de convites solidários. Todo o lucro da festa é revertido para as instituições parceiras, e todo o lixo gerado no evento é reciclado.
Iniciado em 2008, o projeto visa proporcionar uma experiência humanitária aos alunos do 9º ano ao Ensino Médio. A cada ano, é definida uma instituição parceira do Colégio para receber visitas mensais dos nossos voluntários, que identificam necessidades da comunidade e propõem ações em resposta às demandas locais. O Projeto Voluntariado é uma das atividades do Programa Sabin+Esportes&Cultura.
Todo ano, na época da Páscoa, acontece uma competição deliciosa e solidária no Sabin. O Xadrez de Chocolate é um campeonato de xadrez aberto a todos os alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para os participantes, é um momento de gostosuras, pois as peças e os tabuleiros utilizados são de chocolate, e para as crianças atendidas pelas instituições parceiras do Sabin, também, porque cada aluno faz a doação de um ovo de Páscoa para participar do evento. A cada ano, cerca de 1,2 mil ovos de chocolate são doados.