Sabin, Vital e AB Sabin promovem Cultura na Rua

Por acreditarem que a prática de atividades culturais cumpre uma função inestimável na formação global do indivíduo e que o aprendizado não deve ficar restrito aos muros da escola, os Colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin, de São Paulo, promovem este ano, pela primeira vez, o projeto Cultura na Rua.

A partir da iniciativa, que contempla a realização de eventos culturais e artísticos gratuitos em São Paulo, os Colégios convidam seus alunos, familiares e todos os cidadãos a ocuparem importantes parques e museus da cidade para prestigiar exposições e apresentações de teatro e música.

Entre as atividades propostas, estão as exposições “Macanudismo” (Centro Cultural Correios) e “Caixa de Letras” (Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa), uma apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri e apresentações das peças “Um Fusca em Cons(c)erto”, “João e Maria” e “Medinho Medão”.

De acordo com a mantenedora do Albert Sabin, Cristina Godoi, “projetos como este são de extrema importância, pois possibilitam que crianças e jovens vivenciem a cidade, expandindo seus horizontes para além do bairro onde moram ou estudam. Ao extrapolar o universo da casa e da escola, eles descobrem novas possibilidades e oportunidades que São Paulo tem a oferecer, e ainda ampliam seus conhecimentos por meio de diferentes vivências culturais”.

Cultura em quadrinhos
A exposição “Macanudismo”, que acontece no Centro Cultural Correios até 01/09 e conta com apoio dos Colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin, apresenta trabalhos do quadrinista argentino Liniers, autor de quase 30 livros, sendo 11 deles as compilações de tiras “Macanudo”, publicadas no jornal La Nación. No Brasil, Ricardo Liniers Siri ficou conhecido devido às tirinhas exibidas no jornal Folha de S. Paulo.

Compõem o acervo da mostra em São Paulo 500 tiras originais entre as mais de 4000 publicadas, contos gráficos, capas de livros e pinturas. Completam o conjunto dois trabalhos nunca antes exibidos: uma entrevista ilustrada com o ator argentino Ricardo Darín e duas sequências do livro “Los sábados son como un gran globo rojo”. Além disso, “Macanudismo” oferece visitas orientadas e atividades com material educativo para grupos escolares e outras instituições.

Cultura em letras
Em cartaz no Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa de 15/08 a 25/10, a mostra “Caixa de Letras” foi concebida pelo professor e designer gráfico Henrique Nardi a fim de disseminar a cultura tipográfica e revelar a importância das letras no cotidiano das pessoas. Uma iniciativa cultural dos Colégios, a exposição proporciona aos visitantes uma experiência única com as escritas que os cercam, levando-os a fazer novas descobertas sobre as tipografias que veem diariamente em livros, revistas, placas de sinalização, embalagens de produtos, etc.

“Caixa de Letras” traz uma seleção de 26 tipos nacionais e internacionais de diferentes type designers, seu histórico e exemplos de uso; algumas das fontes mais utilizadas no mundo ocidental, como Helvetica, Times New Roman, Comic Sans e Verdana; painéis com informações sobre a anatomia das fontes e suas origens; e exemplos da utilização das letras nas cidades, desde a sinalização até o pixo e os anúncios em supermercados.

Ao longo da exposição, também haverá um serviço educativo aberto ao público, com atividades especiais para crianças e jovens. Como programação complementar, as professoras do Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin serão capacitadas pelo designer gráfico a desenvolver com seus alunos a oficina “Meu Alfabeto”, em que eles poderão criar suas próprias letras.

Cultura em ritmos
Em 20/09, os Colégios promovem um evento dedicado exclusivamente à música, na Praça Victor Civita, com apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri e oficina de vivência e apreciação musical ministrada pelos alunos do Programa Guri e pelo maestro e coordenador da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Apezzato. Também haverá oficinas de canto, percussão corporal e instrumentos convencionais, com o grupo Batucantante, e oficinas de produção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, com o Grupo Experimental de Música – GEM.

Cultura em cena
Já em outubro, a Praça Victor Civita e os Parques do Povo e Villa-Lobos transformam-se em verdadeiros palcos para receber três apresentações teatrais infanto-juvenis: “Um Fusca em Cons(c)erto”, da Cia. Rodamoinho (04/10); “Medinho Medão”, da Cia Viradalata (18/10); e “João e Maria”, da Cia Le Plat du Jour (25/10). Todas as peças acontecerão em duas sessões, às 11h e às 13h.

Vencedor do Prêmio Funarte Artes na Rua em 2013, seu ano de estreia, o espetáculo “Um Fusca em Cons(c)erto” tem como cenário um automóvel Fusca ano 1983 e conta a história de três artistas de uma companhia teatral que ensaiam e enfrentam problemas para realizar a grande viagem de suas vidas num Fusca. A trilha sonora é realizada ao vivo pelos artistas com instrumentos tradicionais como sanfona, saxofone, percussões variadas e outros objetos sonoros pesquisados e produzidos especialmente para a peça.

Ágil e bem humorada, a peça “Medinho Medão” relata a história de Rafa, um menino que sofre com a ausência de seus pais e tem muitos medos: de elevador, de formiga, de cair da cama, de barata, de barulho, de ficar sozinho, de monstro, etc. Num dia em que o esquecem na escola, Rafa cai no sono e em seu sonho percebe que ter medo não é uma vergonha e acabar com ele pode ser muito divertido.

Em uma criativa montagem, que recebeu o Prêmio Coca-Cola FEMSA de Teatro (2007), de Melhor Cenografia, “João e Maria” conta a história de duas aves que estão em apuros por causa do desmatamento e querem ir embora da floresta, e dos irmãos J.M. e M.J., que, vítimas da pobreza, são levados pelo Pai até a mesma floresta, para que não voltem mais. Por fim, as aves acabam ajudando os irmãos J.M. e M.J., que conseguem escapar da bruxa Meméia e voltar para casa.

SERVIÇO

Macanudismo
De 04/07 a 01/09, no Centro Cultural Correios São Paulo
De terça a domingo, das 11h às 17h
Visitas guiadas: sábados e domingos, às 15h
Av. São João, s/n, Vale do Anhangabaú, São Paulo
Entrada gratuita

Caixa de Letras
Até 25/10, no Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa
De terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h)
Praça da Luz, s/n, Centro, São Paulo
Entrada gratuita

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri
20/09, domingo, na Praça Victor Civita
10h30, 11h e 11h30: Oficinas com o grupo Batucantante
10h30, 11h e 11h30: Oficinas com o Grupo Experimental de Música – GEM
11h30: Oficina de vivência e apreciação musical com os alunos do Programa Guri e o maestro e coordenador da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Apezzato
12h30: Apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri
Rua Sumidouro, 580, Pinheiros, São Paulo
Na entrada da praça, haverá food trucks de comidinhas salgadas e doces
Entrada gratuita
*Em caso de chuva, o evento será adiado.

Um Fusca em Cons(c)erto
04/10, no Parque Villa-Lobos
Domingo, às 11h e às 13h
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto dos Pinheiros, São Paulo
Entrada gratuita
*Em caso de chuva, o evento será adiado.

Medinho Medão
18/10, no Parque do Povo
Domingo, às 11h e às 13h
Av. Henrique Chamma, 420, Pinheiros, São Paulo
Entrada gratuita
*Em caso de chuva, o evento será adiado.

João e Maria
25/10, na Praça Victor Civita
Domingo, às 11h e às 13h
Rua Sumidouro, 580, Pinheiros, São Paulo
Entrada gratuita
*Em caso de chuva, o evento será adiado.

Compartilhe