Mostra Cultural traz um universo repleto de magia e luz

Quem esteve na Mostra Cultural em 3 de outubro vivenciou experiências únicas por meio dos trabalhos apresentados por nossos estudantes!

Nos stands da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, os visitantes fizeram uma verdadeira viagem pela evolução das descobertas feitas pelos alunos do Maternal II ao 5º ano. O projeto de Ciências “De boneco de madeira a menino de verdade”, inspirado em “Pinóquio”, mostrou como a disciplina trabalha o corpo humano em cada segmento. Já “Alice no País da Matemática”, inspirado em “Alice no País das Maravilhas”, apresentou o progresso do aprendizado sobre formas geométricas por meio de atividades desenvolvidas pelas crianças, que iam desde almofadas decoradas em formato de triângulos, quadrados e círculos até o tangram.

Esse clima de magia e fantasia permeou os projetos de todas as disciplinas, que trouxeram para a Mostra um pouco do universo de famosas histórias infantis, como “O Mágico de Oz”, “Peter Pan”, “A História Sem Fim” e “A Bela e a Fera”. Assim, de forma lúdica, o público pôde ver como os alunos do Maternal II ao 5º ano vão construindo seu aprendizado gradativamente em cada área do conhecimento.

Já as turmas do 6º ao 9º ano não pouparam criatividade para homenagear o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luzes, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Com o tema “A luz, à luz do conhecimento”, os projetos abordaram a luz do ponto de vista de diferentes disciplinas.

Na entrada do stand, os trabalhos foram expostos como a redação de um jornal. Crônicas, artigos de opinião, charges e quadrinhos retrataram desde o Renascimento Cultural e o Iluminismo até os benefícios e malefícios da luz solar para a saúde. Nas editorias de Turismo e Cultura, os alunos apresentaram atividades de ecoturismo e falaram sobre países da América Latina que ainda não utilizam energia elétrica. No caderno Nacional, os temas foram as hidrelétricas e fontes alternativas de energia. E para finalizar, os estudantes organizaram uma equipe de imprensa, que entrevistou visitantes durante a Mostra para a produção de textos jornalísticos em tempo real.

Ao sair do jornal, o público tinha acesso a outros projetos do Ensino Fundamental II, também com a temática “A luz, à luz do conhecimento”, que abordaram assuntos interessantes, como a geração de energia e fontes alternativas de luz, as diferentes paisagens terrestres ocasionadas pela incidência da luz solar, a luz na investigação criminal, a geometria por trás da fibra óptica, entre outros.

O Ensino Médio, por sua vez, expôs os projetos científicos aprovados na segunda edição do ConsCiência Sabin, o Prêmio de Pré-iniciação Científica do Colégio. Os estudantes apresentaram seus trabalhos aos visitantes, explicando os planos de pesquisa, as hipóteses e os resultados obtidos. Para encerrar a Mostra Cultural, foi realizada uma cerimônia de premiação no Anfiteatro Picasso, para homenagear os projetos vencedores, segundo o júri popular e o júri científico.

Agradecemos a presença de todos que prestigiaram as produções de nossos alunos, incentivando-os em sua trajetória de construção do conhecimento!

Compartilhe