Após um ano crítico, em que vivemos momentos de instabilidade política e econômica, 2017 parece chegar com um clima mais otimista. E é com esse espírito de esperança e confiança que recebemos os alunos novos e as famílias que já estão conosco há mais tempo. Afinal, a educação é fruto do otimismo e da esperança.
Por isso, decidimos compartilhar com vocês algumas ações que o Sabin planeja para este ano, com foco no aperfeiçoamento da equipe e do projeto pedagógico. Na área de Ciências da Natureza, por exemplo, o Ensino Fundamental I vai adotar o material da empresa Experimenta e os professores vão participar de um dispositivo formativo para se aprofundar nesta proposta, que foi elaborada de acordo com a metodologia de investigação.
Já a equipe de professores do Ensino Fundamental II será envolvida em uma formação que visa incorporar os princípios da cultura maker às atividades de Ciências realizadas em sala de aula. O projeto está sendo desenvolvido pelo assessor de tecnologia educacional do Colégio, Paulo Fontes, e pelo assessor pedagógico de Ciências, Leandro Holanda, em parceria com a consultoria Nave à vela.
Em 2017, daremos continuidade à discussão sobre a construção de valores sociomorais, a fim de que nossos educadores sejam mediadores qualificados do processo de construção da personalidade moral dos alunos. No ano passado, professores do Ensino Fundamental II participaram de uma formação com a profa. Flávia Vivaldi, pesquisadora do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. Este ano, esse trabalho será estendido ao corpo docente da Educação Infantil e do Ensino Médio.
A equipe docente também aprofundará seus estudos sobre a inclusão. Para marcar o início dessa jornada, durante a semana de planejamento pedagógico, realizada de 23 a 27 de janeiro, nossos professores assistiram a uma palestra com o Neurologista da Infância e da Adolescência José Salomão Schwartzman. Ao longo do ano, o corpo docente continuará discutindo o Projeto Político-Pedagógico do Colégio e desenvolvendo estudos sobre inclusão, a fim de aperfeiçoar suas práticas.
No que diz respeito às atividades desenvolvidas com os alunos, este ano a novidade será o trabalho sobre o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (UNESCO/2017), que “dará o tom” a nossas saídas pedagógicas. Alguns projetos da Mostra Cultural também contemplarão essa temática, com o objetivo de despertar nos alunos maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas culturas e comunidades, na perspectiva de uma educação para a cidadania global.
Neste ano que se inicia, reafirmamos nosso compromisso de, juntamente com as famílias, transmitir às crianças e aos jovens valores, conhecimento e habilidades que contribuam para que se tornem cidadãos responsáveis. E de construirmos, em nossa escola, um ambiente de otimismo e esperança, onde possam ampliar suas experiências e desenvolver suas potencialidades!
Giselle Magnossão
Diretora pedagógica do Colégio Albert Sabin