Confira os resultados dos projetos ambientais do Sabin

Formar indivíduos sensíveis às desigualdades sociais e aos desafios ambientais também faz parte de uma educação de qualidade. Por isso, além de oferecer um ensino que promove o olhar crítico sobre a realidade, o Colégio Albert Sabin contribui com projetos de preservação do meio ambiente e com onze instituições de amparo social, buscando mobilizar não apenas os alunos, mas também pais e colaboradores, para que se envolvam nessas iniciativas.

Em 2016, obtivemos excelentes resultados com os projetos ambientais implantados no Colégio. Por meio de nossos postos de coleta, e devido ao envolvimento e à colaboração de toda a comunidade Sabin, recolhemos e descartamos adequadamente os seguintes materiais:

Pilhas: 27 Kg
Lixo eletrônico: 40 Kg
Medicamentos: 4.200
Papel: 18.000 Kg
Resíduo Reciclável: 21.000 Kg
Óleo: 280 litros

Conheça um pouco mais sobre os projetos ambientais do Albert Sabin e contribua você também com a preservação do meio ambiente:

Coleta Seletiva de Lixo
O Sabin dispõe de recipientes específicos para coleta de resíduos recicláveis e orgânicos, espalhados por todo o Colégio e devidamente identificados. O descarte de papel também é feito separadamente, nos coletores presentes em todas as salas de aula e nos departamentos administrativos. Além de dar destinação correta a tais materiais, bem como ao óleo utilizado pelo restaurante do Colégio, faz parte da proposta do Sabin a realização de campanhas educativas com os alunos, para que saibam utilizar corretamente o sistema de coleta seletiva, dentro e fora da escola. Em 2013, foi lançada a Campanha Recicla+, que ampliou a coleta seletiva da escola em parceria com a Cooperativa Recicla Butantã.

Descarte de Lixo Eletrônico
No Sabin, os resíduos eletroeletrônicos não vão parar no lixo. Para ampliar sua atuação na área ambiental e expandir o alcance da Recicla+, o Colégio iniciou, em 2016, em parceria com a cooperativa Coopermiti, uma campanha de coleta de lixo eletrônico, conscientizando alunos, pais e colaboradores. Todos são convidados a depositar esse tipo de resíduo em nosso posto de coleta, localizado na Biblioteca. O material recebido pela Coopermiti é descartado corretamente, reciclado ou reutilizado, evitando o seu envio para aterros sanitários e gerando renda aos cooperados.

Descarte de Medicamentos
O objetivo desta ação é que seja feito o descarte correto de medicamentos fora do prazo de validade e vazios, além da arrecadação daqueles que estão dentro do prazo e ainda lacrados. Todos os medicamentos recolhidos são destinados à Unidade Básica de Saúde Jardim D’Abril, em São Paulo. Lá, os medicamentos vencidos e abertos são descartados no lixo hospitalar, e os medicamentos lacrados, destinados ao uso de outros pacientes. O posto de coleta funciona, permanentemente, no Ambulatório do Colégio, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h, e solicitamos que os pais façam a entrega dos medicamentos.

Compartilhe