Alunos do Sabin participam do 20º Fórum Faap e simulam conferências da ONU

Nossos alunos vivenciaram uma experiência durante cinco dias na 20ª edição do Fórum Faap: uma simulação de conferências da ONU na qual os estudantes defenderam a perspectiva de uma delegação, geralmente representando um país. Sete alunos participaram do evento, debatendo temas cruciais como pobreza menstrual na ONU Mulheres, direitos dos povos indígenas na Unesco e eutrofização do Mar Negro na COP-29.

Os alunos já conheciam as principais regras de negociação, pois participam do Simula Sabin, uma eletiva do itinerário formativo que busca fornecer as bases fundamentais de relações internacionais por meio da adaptação dos modelos de simulação. No primeiro ano do Simula Sabin, simulamos a Ecosoc com um debate sobre a conservação de florestas tropicais. Em 2024, estamos simulando o Pnuma, debatendo a ocupação da região do Ártico.

“É interessante destacar que, nesta eletiva, os estudantes mobilizam conhecimentos de diversas áreas para a resolução de questões concretas, assim como fizeram no Fórum Faap. Essa prática interdisciplinar prepara os alunos para enfrentarem desafios reais, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro”,  destaca a assessora e professora de Geografia, Roberta Gerson Mouta, que acompanhou os alunos durante o evento.

Os ganhos dessa experiência são inúmeros. Entre eles, destacam-se a capacidade de argumentação e escuta ativa, o desenvolvimento de estratégias de negociação, o respeito aos direitos humanos e a ampliação do repertório.

Compartilhe