Este ano, dois alunos do Sabin foram premiados na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP-2016). Bernardo Correa Duarte, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou medalha de prata, e Arthur Alexandre Falkembach Andreis, da 2ª série, ganhou medalha de bronze na competição. Ambos garantiram sua classificação para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que será realizada em agosto.
Na fase final da olimpíada estadual, que aconteceu em 11 de junho no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), os participantes assistiram a experimentos demonstrativos preparatórios para a prova e tiveram duas horas para responder as questões. No mesmo dia, a Comissão Julgadora corrigiu os exames e premiou com medalhas os 50 vencedores da OQSP-2016.
De acordo com o professor de Química do Sabin, Leandro Holanda, “um dos aspectos mais interessantes dessa competição é o fato de a etapa final ser experimental, pois isso exige que os alunos aprofundem seus conhecimentos em Química por meio da prática em laboratório e ampliem seu aprendizado, desenvolvendo habilidades como observação e interpretação”.
Luz na Química
A primeira etapa da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo envolveu a elaboração de uma redação sobre o tema “Luz na Química – invenções humanas envolvendo interações luz-matéria, tais como reações químicas que ocorrem por ação da luz e/ou causam a emissão de luz”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado pela Unesco em 2015.
O texto do aluno Arthur Alexandre Falkembach Andreisficou entre os 20 melhores, selecionados a partir das 100 redações finalistas, e foi publicado no site da OQSP-2016:
http://allchemy.iq.usp.br/oqsp/OQSP-2016-1-Arthur_Andreis.pdf
Organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ), a olimpíada conta com a participação de estudantes de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das redes pública e privada do Estado de São Paulo e tem como principais objetivos envolver os estudantes em uma atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro, além de revelar jovens talentos.
Parabenizamos todos que participaram da OQSP-2016 e vamos torcer para que nossos alunos tenham um ótimo desempenho na Olimpíada Brasileira de Química!